terça-feira, 10 de março de 2009

DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS


A atividade humana no meio ambiente provoca vários casos de desequilíbrio como a poluição por detritos orgânicos e inorgânicos, que provocam mudanças (químicas, físicas e biológicas) no ambiente. O desequilíbrio acontece pela alteração na quantidade desses elementos na natureza.

As principais forma de poluição do meio ambiente (ar, solo e atmosfera) são devido a: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), eutrofização, pesticidas, metais pesados, petróleo, detergentes e queimadas.-


  • Monóxido de Carbono: principal poluente nos grandes centros urbanos, ocorre normalmente pela queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), afetando a atividade respiratória dos humanos;-

  • Dióxido de Carbono: contribui para o efeito estufa e seu aumento na atmosfera também está ligado a queima de combustíveis fósseis;-

  • Eutrofização: ocorre quando o ambiente aquático é enriquecido com itens de origem orgânica (compostos nitrogenados e fosforados), assim esses nutrientes favorecem a rápida disseminação de microorganismos decompositores que diminuem o teor de O2 é bastante reduzido (afetando principalmente os peixes);-

  • Pesticidas/metais pesados: esses compostos ajudam a diversas explorações do homem (agricultura e extração de minerais) e seu principal problema reside no abuso/mau uso desses compostos, o que acaba poluindo o meio ambiente, sempre que possível devemos substituir o uso desses compostos;-

  • Petróleo: A exploração de petróleo geralmente ocorre em plataformas em meio ao mar, vários casos de derramamento de petróleo durante seu transporte têm sido relatados, esses casos afetam toda a comunidade biológica das áreas atingidas;-

  • Detergentes: os detergentes jogados indistintivamentes nas águas causam uma redução da penetração de luz, o que afeta os organismos aquáticos (principalmente as algas e conseqüentemente os peixes que se alimentam delas);-

  • Queimadas: Este último item talvez seja um dos mais sérios a ser discutido. Quando surgiu a idéia dos créditos de carbono, o Brasil considerava-se um dos grandes países que seria beneficiado, porém isto não ocorreu, devido as grandes queimadas em nossas matas e cerrados (destroem as boas características do solo, afeta a respiração humana, provoca imigração de toda a fauna...). Este é um dos principais desequilíbrios ambientais do país e com afinco deve ser combatido.

Neste último tópico levo em consideração o problema das queimadas, que ainda hoje(10/03/09) eu debati na aula nas turmas de 2ª ano este assunto tão abordado pela mídia mas que ainda as autoridades não tomaram nenhuma medida relevante para solucionar o problema! Ainda hoje descrevi para os alunos a importância do processo de fotossíntese que as plantas realizam para justamente reciclar o o gás carbônico da atmosfera e transforma-lo em O²!! E ai vai a pergunta:


O que vamos fazer se estes seres que realizam este processo maravilhoso forem extintos do planeta??? todo mundo desmata, mas eles conseguem repor o que foi retirado???Vamos refletir sobre isto e ajudar o planeta!!!!!!

12 comentários:

  1. esse resumo foi muito bom para mim pois me ajudou a fazer o meu trabalho da escola....

    ResponderExcluir
  2. esse resumo me ajudou muito com meu trabalho!
    bom trabalho e obg.

    ResponderExcluir
  3. esse resumo é mto bom vou ver a minha nota depois coloco aqui pra vcs

    ResponderExcluir
  4. Esse resumo foi muito eficiente
    pra meu estudo
    somos da escola eSTADUAL doutor viviano caldas
    DEBORA LUCILA LUANNA

    ResponderExcluir
  5. hbzhgvtgb huho8 8ui99 jhuz bgvugz okjijiu vfvc hb7ugbhb nujhnuo nujio njiougtr7ft rffuzeu cftuz7rfg7777777777

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. gostei muito!!
    me ajudou no trabalho de ecologia !!
    brigado ""

    ResponderExcluir
  8. massa eu acho que eu acho que vou tira 10

    ResponderExcluir
  9. olhe http://ismeloow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito desse resumo .. me ajudo muito ..

    se poder me seguir tbm agradeço

    eduardonevesandrade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. este resumo somente fala e claro retrata a verdadeira situação do ser humano ao cuidado com meio ambiente que é nosso porem não damos o devido valor

    ResponderExcluir